Como Limpar Piscina

Seja bem-vindo ao Aprenda Como Limpar Piscina.

Quero te Parabenizar por se preocupar com um assunto tão importante!

A piscina tem o objetivo principal nos gerar lazer e diversão, mas também pode ser usada para nossa saúde, afinal os principais esportes praticados por crianças e adultos fazem uso dela. Tanto a Natação, como a Hidroginástica requerem um Piscina Saudável.

E nosso objetivo é justamente esse, queremos que você aprenda limpar Piscina!

Temos vários materiais, artigos que vão te ajudar entender a importância de tratar água. Sim, a água da Piscina mal cuidada pode gerar muitas doenças como Leptospirose, Febre Tifoide, Disenteria, Hepatite, Salmonela, Giardíase, Gastroenterite se ingerirmos água, mas somente com o contato podemos ter Conjuntivite, Sinusite, Otite, Esquistossomose, Sarna, Infecções de Pele, Doenças Venéreas entre outras.

E como podemos evitar tudo isso? Aplicando corretamente a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) das Piscinas. Sim, também temos normas para tratar a água da Piscina.

Nosso objetivo também é compartilhar informações e conhecimentos baseados na Experiência dos Piscinólogos e principalmente na Experiência de Mauricio Nogueira que é Engenheiro Químico e tem muita experiência.

A principal preocupação dele é formar pessoas capacitadas para atuarem como Piscinólogo, ou seja, não realizar uma “aparente” limpeza na Piscina e afirmar que fez um Tratamento Adequado na Água da Piscina. E nos ensina que os principais pontos de análise da qualidade da Água deve ser:

  • O PH está correto?
  • O Cloro Livre está quanto?
  • Alcalinidade está em que faixa?
  • A Dureza Cálcica está em que faixa?
  • Como está o Nível de Ácido Cianúrico?
  • Os meus olhos ficam vermelho quando entro na Piscina?
  • Existe uma norma (ABNT) que determina o tempo de Filtragem da Água?

Pois é, existem milhares de Pessoas que atuam como Piscineiros que não sabem responder a maioria dessas perguntas e que com certeza não leram a ABNT das Piscinas

Nessa área de nosso site “Como Limpar Piscina”, vamos abordar essas informações:

Como Limpar Piscina

Como Limpar Piscina

Vamos falar um pouco mais sobre como limpar piscina e trata-la corretamente. Para isso temos que saber que o Processo é baseado em dois processos: a Limpeza Física e Tratamento Químico.

O que entendemos por Limpeza Física da Piscina?

É a primeira etapa e consiste na retirada de sujeitos e dejetos visíveis ao olho humano, como folhas, insetos que normalmente ficam depositados no fundo e nas da piscina.

Para realizar essa tarefa temos que utilizar materiais básicos como: aspirador, peneira, esponja, escova e um detergente neutro e biodegradável.

Saiba com detalhes como fazer essa limpeza no artigo – Como limpar uma piscina – Passo a passo.

 

Chegou a vez do Tratamento Químico da Água da Piscina

Depois dessa fase vamos para o Tratamento Químico da Água

Aqui nessa fase temos que saber que serão 4 parâmetros que tornarão a Piscina Saudável e Pronta para uso sem medos.

São eles: no PH, Alcalinidade, Dureza Cálcica e o Teor de Cloro na Água.

Cada um é medido e corrigido através de aparelhos e insumos adequados para essa tarefa. E são ferramentas de análise para qualquer profissional da área ou para pessoas que gostam de limpar e tratar sua própria Piscina.

Essas ferramentas, produtos necessários podem ser adquiridos em lojas de produtos para manutenção e limpeza de piscinas

Temos mais detalhes sobre o Tratamento Químico da Água nesse artigo – Como Tratar Água de Piscina

Espero que tenhamos tirados as principais dúvidas, bem como, ter gerado oportunidades que você nem se quer tinha imaginado sobre Limpar Piscina

 

 

limpar piscina profissionalmente